terça-feira, 9 de março de 2010

Grandes estórias de Amor devem permanecer...

Fiquei confabulando sobre os caminhos do relacionamento, além de como as energias individuais ou pessoais podem atrair uma verdadeira relação de paixão e depois de amor. Grandes estórias de amor e romances que tem um verdadeiro enredo de filme no gênero, é o motivo dessas minhas linhas que confesso escrevi num momento de paixão, vinho e ainda estava escutando a canção I Dont’ Wanna Talk About It de Rod Stewart.

As relações psicológicas entre os seres sempre foram o meu tema favorito, muito talvez da fascinação de ver as pessoas acreditando em encontrar o seu amor perfeito. E sabemos que mais do que encontrar o que esperamos numas dessas curvas da vida é saber quando encontrar, procurar se conhecer na intimidade, ter lealdade, se respeitar e ter um ideal. Além disso, acredito que temos que construir uma maturidade de casal e conhecer também os defeitos e procurar estabelecer um caminho de melhorar como ser humano.

Uma grande estória de amor pode acontecer de situações inesperadas, às vezes essas situações de pura mágica não acontecem a todo momento e já vi muitas pessoas relatarem que perderam aquela pessoa especial simplesmente pela falta de maturidade ou mesmo medo de se apaixonar e não conseguir corresponder ou por problemas com doutrinas familiares. Acredito que os romances e os amores não devem ter só finais infelizes, vejam que na literatura universal grande parte das relações de amor acabaram em tragédia ou em desconfianças, por causa de brigas entre famílias, ciúmes e falta de lealdade, só pra citar algumas estórias temos: Otelo, Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Dom Casmurro de Machado de Assis.

Falar e viver um grande amor não é uma tarefa fácil quando nós sabemos que somos imperfeitos, agora devemos saber o quanto estamos preparados para as mudanças na nossa vida quando nos envolvermos com alguém. Temos que deixar claro o que queremos para desde cedo estabelecer os códigos do casal, isso possibilita iniciar uma relação construída com a verdade e assim sabemos até que ponto caminhamos com o nosso par ou não. É claro que devemos entender que não temos uma bola de cristal ou uma formula mágica do amor que dê a certeza “do pra sempre”, mas existem algumas dicas que podem ajudar alguém que está em situações como já disse no início desse meu texto.

Saibam que nada é fácil, principalmente porque existem nas relações não unicamente fatores externos que podem atrapalhar o casal como dinheiro, falta de diversão, o tempo que no mundo globalizado se torna mais escasso para vivermos como casal e com os nossos filhos, mas fatores também inconscientes que devemos trabalhar para melhorarmos como seres humanos.

Vejo que estamos numa encruzilhada, por isso acredito que é imprescindível mesmo com esses problemas não perdermos a capacidade de se emocionar com a vida, de buscar formas prazerosas para passar o pouco de tempo que temos livre e ser criativo. É preciso também para aqueles casais que já se apaixonaram e se amam e que tem filhos, dar um jeito de ter o tempo do casal. Isso ajuda muito a se renovar, voltar a sonhar e replanejar aquilo que ainda não foi atingido na vida do casal que se ama.

E para os que estão iniciando uma grande estória de amor busquem a paciência chinesa e amem mais verdadeiramente e saiba que quem está do lado é mais do que o teu parceiro ou parceira.
É o amor da sua vida se assim vocês desejarem...


Auriel Filho é psicólogo, formado em Literatura. Escritor de romance e poesia, autor de artigos em jornais, revistas, sites e blogs sobre temas da psicologia e de comunicação.

Um comentário:

  1. Auriel
    Realmente, concordo contigo, pois quando escolhemos alguém que é especial, sempre é para sempre, pois se soubemos conquistar todos os dias quem amamos, pode ter certeza que a nossa história de amor, vira um conto de princesas!!!
    um bj te adoro de montão mila

    ResponderExcluir